Início » RETÍFICA DE MOTORES » Retífica de Motores Audi A3 1.8 Tfsi

Retífica de Motores Audi A3 1.8 Tfsi

Retífica de motores audi a3 1.8 tfsi informações e dicas de manutenção. Retífica de motores é um processo de manutenção do motor para reparar pequenos danos causados pelo desgaste natural de sua utilização, prolongando sua vida útil. O nome é também utilizado para designar as empresas ou oficinas que fazem esse tipo de serviço.

Trata-se do processo de usinagem de todos os elementos contidos no motor como virabrequim, bielas, bloco, cabeçote, comando, volante, válvulas de admissão e escape, sede de válvulas, etc. Assim como a troca de elementos fundamentais (que não podem passar pelo processo de usinagem) como bronzinas de bielas, bronzinas de mancais, pistões, anéis e/ou pinos dos pistões, juntas, retentores, gaxetas, selos da galeria d’água de bloco e cabeçote, bomba de óleo, filtro de óleo etc…

O processo é feito por meio de máquinas (tornos, fresas, plainas, retificadoras), que permitam a precisão adequada.

Retífica de Motores Exige Alto Conhecimento Técnico em Motores Automotivos e Industriais

VEJA MAIS SOBRE AS PEÇAS FIXAS QUE SÃO RETIFICÁVEIS

  • Retífica de Motores Audi A3 1.8 Tfsi

Retífica de Motores Audi A3 1.8 TFSI

Cabeçote do Motor

A retífica do cabeçote consiste em um procedimento complexo que passa por diversas etapas:

  • Teste de estanqueidade(pressão) afim de descobrir possiveis trincas,rachaduras.
  • Verificação e soldagem de trincas
  • Analise de face, altura
  • Verificação do alojamento do comando, mandrilhar
  • Plaina do topo do cabeçote em casos do procedimento de solda ou empenamento
  • Retifica e/ou substituições de válvulas de admissão e escape
  • Retifica e/ou substituições de sedes de válvulas
  • Verificações de molas, quanto sua elasticidade ou troca das mesmas
  • Substituições de retentores de válvulas
  • Retifica e/ou substituição do comando de válvulas
  • Regulagem de pastilhas
  • Verificação dos tuchos hidráulicos de folga de válvulas, se houver
  • Nos casos onde o tucho é mecânico este necessita de regulagem
  • Verificação das roscas de fixação das velas, efetuando correções nas roscas, se necessário; esse procedimento consiste em, no caso de houver deformidade, desgaste ou qualquer outra anomalia nas roscas de fixação das velas, efetuar a correção e conferindo a rosca de velas, efetuado embuchamento.

Bloco do Motor

Na usinagem do bloco do motor, são retirados (mandrilhados) todos os riscos e brunidos os cilindros em uma medida de tabela, adequada a medida do pistão a ser utilizado.

O brunimento é um processo de acabamento dos cilindros do bloco do motor que consiste em alisar a parede do cilindro de tal maneira que as micro-ranhuras fiquem cruzadas com a intenção de lubrificar o movimento do pistão, no motor, quando em funcionamento.

Bielas do Motor

Na retífica das bielas são efetuadas procedimentos na mandrilhadora de biela, máquina específica para a função, sendo retificadas as bielas nas medidas padrões (standard) da bronzina de biela,são efetuadas também a troca das buchas e mandrilhadas na folga correta do pino,também existem bielas que não existem buchas onde o pino é prensado direto no alojamento inferior da biela.

Virabrequim do Motor

A retífica do virabrequim, (árvore de manivela) é efetuada em uma retífica cilíndrica, específica para a função, em que é efetuada a retífica em colos de biela, mancais e folga axial lateral do virabrequim, em medidas de precisão, pré determinadas por tabelas dos fabricantes do motor.

Comando de Válvulas

Na retífica da árvore de comando de válvulas é feito um teste de magnaflux para detectar possíveis trincas e verificado os seus cames (ressaltos), quanto a sua altura e angulação. No caso da peça ser aprovada, será feita uma retífica nos colos centrais; em caso contrário, deverá ser feita a sua substituição.

Montagem de Motores

Na montagem de motores é essencial que se de atenção especial aos torques de parafusos de cabeçotes, bielas e mancais, o aperto em excesso pode causar o trincamento de cabeçotes ou queima de juntas, o excesso de aperto em bielas e mancais pode causar o travamento do girabrequim provocando a fusão do mesmo com as bronzinas.

(Curtiu as informações de usinagem e retífica de motores audi a3 1.8 tfsi) Curta-Nos No Facebook!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *